quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

BAIXAR A BOLA. I - Por A. Couto de Andrade,


Tende sal em vos mesmos e paz uns com os outros”. Marcos 9: 50 (Ver todo o texto de Marcos 9, de 33 a 50).
É. Parece que a questão é sempre pessoal. Não está no outro, mas em cada um. Seria?
Minha filha, por escrito, pediu-me para “baixar a bola”, pois o relacionamento em nosso lar estava um tanto quanto tenso. Queríamos o melhor de um para com o outro, mas estávamos lendo os sinais invertidos. O meu melhor para ela, no seu pensamento restringia-lhe a liberdade. O melhor dela para comigo, restringia a minha. A leitura passava que cada um queria impor-se ao outro, pelo que, então, tinha algo com respeito pessoal, importância pessoal.
Bom, a ordem do Mestre Jesus é que erramos por não examinarmos as escrituras e por não conhecermos o poder de Deus.  Homem de oração fui consultar, de madrugada, aquele que tudo sabe. Deparei-me com o texto de Marcos nove, especialmente do versículo trinta e três ao cinqüenta. Se não me engano, ali estava questão de relacionamento, de ponto de vista em relação ao outro, exaltação, sobressaimento, contando mais a própria importância, portanto, contenda à vista. Aí, ocorre-me um episódio em que tivemos perfeita interação. Escrevi-lhe em resposta:
“Pode você lembrar-se que, recentemente numa noite de luar, apontou-me o astro e me disse:
- Olhe o Sol!
Retruquei:
- Não é o Sol, é a Lua!
E você com o sorriso que só você tem e com os olhos iluminados disse:
- É o Sol refletido na Lua!
-Ah! A luz do Sol?
Sim, você me despertou para ver a luz do Sol refletindo na Lua. E não posso deixar de considerar que ela o reflete nas suas diversas fases, variando até ao ponto de passar alguns dias sem que a vejamos refleti-lo. Daí passa num crescendo até chegar à Lua cheia e, depois, decrescendo até à Lua nova.
Que bom virmos descobrir que o mesmo acontece conosco no tocante à luz do Amor de Deus que foi revelado no seu Filho Cristo Jesus.
Então, sou apenas aquele astro solitário, satélite da Terra, refletindo a doce luz daquele amor insondável, como também você o é, cujo amor buscamos conhecer mais e mais para sermos tomados da plenitude de Deus, em Cristo Jesus.
É. Não temos luz própria, mas contamos com a graça de luzir e enfeitar o mundo, até mesmo, por que não, enfeitiçar corações cheios de ternura poética propiciada pelo Espírito Santo de Deus!
Quisera eu amar você. Mas Deus que a ama através de mim. Sou feliz por tê-la por perto. Ele também me ama através de você. Que bom! Amém.
 O resultado da oração da madrugada. O mais importante é o que mais dispõe a servir, o serviçal de todos, pois, a luz não é da Lua. Quem opera é Deus. Apenas refletimos sua ação que é amor. E nisto, como podemos ser agradecidos por tanta dignificação! Considerar o uso do sal em si mesmo e a paz com os outros... Servir, tempero, tolerância... Diálogo?! É quando possível...                                                                 
                                                     * ACouto de Andrade,
(membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, do Instituto de Artes e Cultura do Triângulo e do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, autor de Constituinte Assembléia Permanente do Povo e com o livro na Internet:www.kaxambah.blogspot.com[u1] ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário